Almoço na Relva, de Édouard Manet


 
  • Título:  Almoço na Relva.
  • Pintor:  Édouard Manet.
  • Data : 1887.
  • Localização: Museu d'Orsay, Paris.

    Descrição:

    Almoço na Relva tem sentido e intrigado desde que foi exibida pela primeira vez em Paris, em 1863, pois foi considerada como uma afronta para a época, não apenas por causa da nudez explícita da mulher no centro da obra, mas também porque o pintor usou modelos familiares para as figuras na composição. A mulher nua é  Victorine Meurent,  uma de suas modelos. 

    Os homens, por outro lado, são seu irmão,  Eugène Manet , e seu cunhado  Ferdinand Leenhoff. A pintura apresenta uma situação comum: duas mulheres e dois homens compartilhando um piquenique na floresta. Porém, o que mais chama a atenção do espectador, está em um detalhe particularmente peculiar: uma das mulheres está nua. Afinal, por que ela está nua?

    Até alcançar os dados, os nus femininos representavam sempre figuras mitológicas ou alegorias com belas curvas e perfeição nos detalhes do corpo. Porém, Manet utilizou o nu para, em vez de ilustrar uma figura mitológica e perfeita, representar uma mulher totalmente nua e comum, com todas as imperfeições possíveis, almoçando na relva com seus amigos. 

    Esta obra é sem dúvida moderna demais para a época. Assim, o artista passa a não seguir nenhuma das convenções aceitas, mas impõe uma nova liberdade aos modos tradicionais de representação.