- Título: Moça lendo uma carta à janela.
- Pintor: Johannes Vermeer.
- Data: 1657–1657.
- Localização: Pinacoteca dos Mestres Antigos, Alemanha.
Descrição:
Moça Lendo Uma Carta à Janela é uma obra pintada entre 1657 e 1659. A pintura retrata uma jovem holandesa a ler uma carta em frente de uma janela aberta. Após a Segunda Guerra Mundial, a pintura esteve brevemente na posse da União Soviética até ser devolvida à Alemanha.
Em setembro de 2021, foi revelado um mistério sobre a obra. Na parede ao alto do lado direito há um cupido que ficou escondido durante cerca de três séculos debaixo de uma camada de tinta. O resultado deixou a obra ainda mais interessante e esclarecedora.
Norbert Schneider (2000) considera que a janela aberta está num nível destinado a representar o desejo da mulher de estender a esfera doméstica e transcender as restrições impostas em sua casa e pela sociedade, enquanto o fruto seria um símbolo de relações extraconjugais.
Schneider conclui que a carta é uma carta de amor destinada a iniciar ou continuar um relacionamento ilícito, baseado no fato de os raios-x da tela terem mostrado que Vermeer chegou a pintar, possivelmente, um Cupido no canto superior direito da tela.
Entre 2018 e 2021, a pintura foi
completamente revertida ao original por um projeto de restauração, revelando finalmente
a figura do Cupido por inteiro.
Páginas